O que mudou no Cartola FC 2020?

O que mudou no Cartola FC 2020?

Confira as mudanças no Cartola FC 2020. Muitas novidades na área e você fica por dentro de todas elas!

Muitas mudanças no Cartola 2020! Nas últimas temporadas o Cartola FC tem lançado várias novidades de um ano para o outro. O objetivo é bem claro: fazer com que o game continue interessante e a galera continue jogando.

Vamos alistar neste artigo as mudanças no Cartola que já foram anunciadas para esta temporada. Mas infelizmente, a mudança mais esperada por todos, que seria o banco de reservas, ainda não chegou.

Falamos mais sobre o banco de reservas no cartola no artigo Banco de Reservas no Cartola FC .

Esta sem dúvida é a mudança dos sonhos de quase todos os cartoleiros, mas já vimos que isso não vai acontecer em 2020. Que venha 2021!

Antes de falar sobre o que mudou, entenda porque mudou!

Nesta temporada, o Cartola FC vai trabalhar em parceria com a footstats, então o Cartola está adequando a sua maneira de contabilizar os scouts, para ficar mais próximo do que seu novo fornecedor de dados contabiliza.

Dito isso, bora pro assunto: O que mudou no Cartola para esta temporada 2020 então? Vejamos:

Mudança nas assistências contabilizadas pelo Cartola

Em primeiro lugar, vale destacar que a pontuação para assistência não muda, continuará valendo 5,0 pontos. Mas o critério vai ser mais rigoroso.

No ano passado, quando um jogador tocava involuntariamente na bola, e depois desse toque involuntário outro jogador fizesse o gol, o cartola contava como assistência.

Ou seja, em 2019 assistência “sem querer”, era assistência. Mas este ano não será mais assim!

Agora só será contabilizado assistência se o jogador realmente tiver a intenção de efetuar o passe para o jogador que faz o gol.

Então, se o último toque antes do gol for involuntário, não será contabilizada a assistência.

Um exemplo para entender:

  • Jogador A cruza a bola, o jogador B tenta dominar mas a bola escapa dele e sobra para o jogador C que faz o gol. No ano passado, essa jogada resultava em assistência para o jogador B, mas este não será mais.
  • Jogador faz um cruzamento com a intenção de encontrar o jogador C. Mas no meio do caminho, a bola raspa “sem querer” no jogador B. Ano passado, contaria assistência para o jogador B, que deu o último toque na bola. Mas este ano, será contabilizada a assistência para o jogador A, que foi quem teve a intenção de dar o passe.

Gostou dessa mundaça no Cartola? Sim? Não? Deixa seu comentário no final da página pra gente saber!

Defesa difícil passa a valer 4 pontos

Até o ano passado, os goleiros que faziam defesas difíceis ganhavam 3 pontos. Mas em 2020, o Cartola fez essa mudança e as DD passam a valer 4 pontos.

Porque esta mudança? Como já falamos acima, o Cartola fechou parceria com a Footstats. E o critério deles para contabilizar uma defesa difícil, a famosa DD, é muio mais rigoroso que o critério adotado pelos scouters do Cartola FC.

Por conta disso, 1 pontinho a mais para cada DD que for contabilizada.

Essa mudança é boa ou ruim? Em nossa opnião, é ruim! Porque embora valha mais, teremos muito menos DD’s na temporada.

Goleiros como Vanderlei, Douglas Friedrich, Jordi e Tadeu quem têm uma boa elasticidade, pontuavam demais com defesas plásticas.

Mas em 2020 isso não vai contar. A defesa não precisa ser só bonita ou plástica, vai ter que ser realmente uma defesa difícil pro Cartola contabilizar os 4 pontos.

Ou seja, este ano teremos que procurar os goleiros que realmente são bons, e não aqueles que fazem muitas pontes e firulas na hora de fazer defesas.

Goleiro de capitão vai ser uma loteria maior ainda em 2020! A pontuação dos goleiros tendem a ser bem menores nesta temporada.

Maior mudança no Cartola: passes incompletos!

Até o ano passado o Cartola trabalhava com o conceito de passe errado, e tirava -0,3 pontos do jogador que errava no passe.

Em 2020, o Cartola fez uma mudança, e esse scout vai passar a se chamar passe incompleto, e vai tirar -0,1 ponto do jogador.

Na teoria parece uma boa mudança, mas cuidado. Isso pode ser uma pegadinha!

Nas cobranças de escanteio, cruzamentos e tiros de meta que eram interceptados pelo adversário, o Cartola não contabilizava como passe errado. Mas agora, tudo isso será contado como passe incompleto e vai fazer o jogador perder -0,1 ponto.

Em resumo: o passe não chegou aonde deveria chegar, vai ser um passe incompleto!

Isso vai tirar pontos dos goleiros que costumam dar chutão pra frente nos tiros de meta.

Cobradores de escanteio, que sempre escalamos visando as assistências, podem ser muito prejudicados com essa mudança.

Até mesmo laterais que quando cobrados baterem primeiro no jogador adversário, vai fazer o cobrador do lateral perder ponto.

A sorte é que a pontuação que vai perder é bem pouca! Mas essa mudança no Cartola pode fazer você perder uma liga mata-mata!

Mudanças nas finalizações do Cartola

Uma mudança que vimos que foi muito bem aceita pela comunidade cartoleira, foi essa das finalizações.

Até o ano passado, quando um jogador chutava no gol, o goleiro defendia, e a bola batia na trave, o jogador que chutou ganhava 1,2 pontos pela finalização defendida.

Mas agora, ele vai passar a ganhar 3,0 pontos, isto porque o Cartola vai considerar como finalização na trave.

Ou seja, mesmo que tenha desviado no goleiro ou em outro jogador, se resultou em uma bola na trave, o jogador que chutou ganha 3,0 pontos.

Outra mudança nas finalizações foi a seguinte. Entenda como era até o ano passado:

  • Imagine que o atacante A chuta na direção do gol, a bola passa pelo goleiro, mas o zagueiro B faz a “defesa” e impede o gol. Até 2019, essa situação não contava ponto pra ninguem. Mas em 2020 contará 1,2 pontos para o atacante A, que chutou a gol.
  • No entanto, o zagueiro B, que impediu a bola de entrar, não ganha pontos por ter feito a “defesa”. Só goleiro ganha pontos por evitar gols!

Essas foram mudanças simples, mas que vai render mais pontos para os finalizadores. Atacantes e meias ofensivos tem mais chances de pontuar alto na temporada 2020.

As roubadas de bola também serão diferentes

Até o ano passada, existia o scout Roubadas de Bola, que rendia 1,5 pontos. Agora o scout passará a se chamar Desarme e vai valer apenas 1,0 ponto.

Parece ser uma mudança ruim por causa do 0,5 a menos por ação, mas na verdade essa é uma alteração muito boa. Veja o porque:

Para garantir a roubada de bola, o jogador não só tinha que tirar a bola do adversário, ele tinha que garantir que a bola continuaria com ele ou com alguém do seu time. Isso caracterizava uma roubada de bola.

Mas agora não será mais assim. Quando um jogador impedir a ação do adversário de alguma forma, matar a jogada por assim dizer, isso será considerado um desarme e renderá 1,0 ponto.

Isso quer dizer que mesmo que a bola vá pra fora, saia em lateral, escanteio ou tiro de meta, ainda assim o jogador ganhará a pontuação pelo desarme feito.

Mas só será computado o desarme se o jogador realmente tiver a intenção de cortar a jogada. Se a bola simplesmente bater nele “sem querer” sem que haja uma ação, não será considerado um desarme.

A “ação” do jogador envolve esticar a perna, dar o bote, pular para cortar um lançamento, dar um carrinho, etc… Então uma interceptação, e uma antecipação, também serão consideradas como desarme.

Agora, se um jogador efetuar um desarme, e na sequencia da jogada a bola continua com o time adversário, neste caso, não contará ponto para o Cartola.

Veja outras situações que não serão consideradas como desarme:

  • Jogador fica protegendo a bola sem tocar nela, para ganhar um lateral, um escanteio ou sofrer uma falta;
  • Quando uma bola alta está sendo disputada por mais de um jogador;
  • Quando o adversário se atrapalha sozinho e o jogador tem só o trabalho de pegar a bola e sair jogando;
  • Bloqueio de cruzamentos não contará também;
  • Quando o jogador toma a bola mas perde ela logo na sequencia;
  • Quando o jogador é beneficiado com um passe errado do adversário sem que haja uma ação dele para interromper a jogada.

Todos esses pontos citados acima não serão contabilizados como desarme e não contarão pontos para o Cartola FC.

Em nossa opnião, essa foi uma das mudanças no Cartola que mais vai render pontos extras aos cartoleiros, já que zagueiros e volantes fazem muitos desarmes durante uma partida. Aprovamos a mudança.

Como as mudanças no Cartola FC 2020 nos afetam?

As mudanças apimentaram um pouco o game, porque analistas que trabalham com scouts, como nossa equipe, vai precisar se reajustar para ver o que ainda funciona e o que não funciona mais.

Então obviamente, todos nós precisaremos de umas 3 à 4 rodadas para nos adaptarmos as novas mudanças e traçarmos as melhores estratégias.

Toda mudança gera uma certa dificuldade no início, mas o bom cartoleiro tem mente aberta e vai se adequando às novas circunstâncias.

Sempre mantendo o foco no principal: tentar mitar em todas as rodadas!

Se você não tem tempo de analisar esses detalhes, scouts, dados, estatísticas em todas as rodadas, a gente faz isso pra você.

Entre para o Clube Cartoleiro, seja nosso sócio, e receba informações privilegiadas tanto pelo whatsapp, quanto no nosso aplicativo exclusivo para sócios do Clube.

clube cartoleiro

 

Tags: | | |

5 Comentários


Deixe uma Resposta

Sim! Quero mitar
Quer ser nosso sócio?
Fala mito 👊😎!
Quer ser sócio do Clube Cartoleiro e receber dicas e seleções no seu whatsapp?