Veja como baixar o cartola fc 2019 e se tornar um cartoleiro

Se você está lendo este artigo é porque já joga ou pelo menos conhece alguém que jogue Cartola FC. No entanto, caso você ainda não tenha feito isso, vamos te ajudar a entrar no cartola e dominar todos os aspectos do game.

Você provavelmente deve estar pensando que o fato de seus amigos jogarem cartola a mais tempo do que você te dá alguma desvantagem.

Saiba que isso não é verdade!

Acima de tudo, saiba que Cartola FC é um jogo de sorte e estratégia. Portanto, mesmo que essa seja sua primeira temporada, ainda assim você tem tudo para superar seus amigos que jogam a mais tempo.

Vamos lá então?

Dicas Cartola FC 2019

 

Visão Geral

Em primeiro lugar, é importante te dar uma visão geral de como funciona o game, para você não ficar perdido ao entrar no cartola.

Para entender o que é o Cartola FC, imagine que você comprou um time de futebol.

Consequentemente, como novo dono do time, você tem os seguintes direitos:

  • escolher o escudo do time
  • mudar as cores e o tipo de uniforme
  • contratar os jogadores que você quiser

Da mesma forma, no cartola, a dinâmica é mais ou menos essa. É como se você tivesse comprado um time de futebol e, consequentemente, de agora em diante você será o responsável por tomar todas as decisões que envolvem seu time.

Na vida real, dirigentes de clubes de futebol são chamados de “cartolas”. Isso foi o que inspirou o nome do game preferido de milhões de brasileiros – CARTOLA FC!

 

Dinâmica do jogo

O cartola ocorre durante toda a duração do Campeonato Brasileiro de Futebol.

O jogo tem uma moeda própria chamada cartoletas. Todos os jogadores iniciam a temporada com 100 cartoletas nos cofres. Ou seja, ninguém leva vantagem por jogar a mais tempo!

Se você vai entrar no cartola em 2019, saiba que você terá as mesmas vantagens que qualquer outro cartoleiro terá.

Para cada rodada, você deve usar essas cartoletas para comprar 11 jogadores e 1 técnico para o seu time.

Dependendo do desempenho desses jogadores na vida real, você pode tanto ganhar quanto perder pontos com eles.

Além disso, existe também a oscilação de preço dos jogadores. Eles podem tanto aumentar como diminuir o seu valor de mercado.

Se você comprar um jogador por 10,00 cartoletas e ele jogar mau na rodada e consequentemente tiver uma pontuação muito ruim, provavelmente o valor de mercado dele vai cair.

Se ao final da rodada ele tiver valendo 8,00 cartoletas, isso significa que com este jogador específico, você perdeu 2,00 cartoletas do seu patrimônio total.

Da mesma forma, se você comprar um jogador por 8,00 cartoletas e ele fizer uma pontuação boa e valorizar, você aumenta um pouco seu patrimônio, ou seja, sua quantidade de cartoletas.

Se você ainda não entendeu como funciona o game, pode ficar tranquilo!

Continue seguindo o tutorial, crie sua conta e segue nossas dicas que você com certeza vai se tornar um monstro no cartola.

 

Passo nº 1: Como baixar o cartola fc 2019

Você poderá se cadastrar no cartola de 2 formas:

  • Utilizando o site do cartola neste link;
  • Utilizando o aplicativo que está disponível para android e ios.

O processo é similar em todos os casos e você não terá dificuldades em utilizar nenhuma dessas opções. Tanto o site quanto o aplicativo são bem fáceis de manusear.

A primeira coisa que você terá que fazer será um cadastro na globo.com, que é a dona do jogo. Para se cadastrar no cartola, você precisará fornecer as seguintes informações:

  • Seu nome completo
  • Seu e-mail
  • Sua data de nascimento
  • Escolher uma senha para acessar o jogo

Depois disso, você será informado sobre a necessidade de ativar sua conta.

Resumindo, o processo de ativação é bem simples! Basta você acessar o e-mail que informou no momento do cadastro e abrir um e-mail que o site do cartola vai enviar para você.

O assunto deste e-mail será Clique aqui para ativar sua conta. Basta você abrir o e-mail e clicar no botão/link CONFIRMAR E-MAIL.

cadastrar no cartola - clube cartola

 

Passo nº 2: Como entrar no cartola e montar seu time

Uma vez que você efetuou seu cadastro e ativou sua conta, o próximo passo agora será criar o seu perfil. Acesse sua conta utilizando os dados que você informou no cadastro para poder entrar no cartola.

Na próxima etapa do processo, você deverá informar os seguintes itens:

  • Nome do Time
  • Nome do Cartoleiro
  • Time do Coração
  • Tipo de Conta

 

Nome do Time

Essa é uma das informações mais importantes. Neste espaço você deverá informar o nome do seu esquadrão para a temporada.

Lembre-se que no Cartola FC, você é como um “dirigente” de um clube. Ou seja, você terá que montar o seu time do zero, o que inclui: escolher nome, uniforme, esquema de jogo e jogadores.

Mas fique atento ao nome do time que você vai usar!

DICA: não escolha um nome de time muito difícil de se pronunciar ou de se escrever. No decorrer da temporada, você poderá participar de ligas onde outros cartoleiros terão que procurar seu time para enviar o convite da liga.

Em outras palavras, quanto mais fácil de lembrar for o nome do seu time, maiores as chances de te convidarem para algumas ligas.

Para saber como funcionam as ligas no Cartola FC e ver como criar e participar delas, leia este outro artigo.

Caso você queira sugestões para poder escolher um nome para o seu time, você pode acessar esse outro artigo nosso com sugestões de nomes de times para o cartola.

 

Nome do Cartoleiro

Após escolher o nome do time, você precisa informar o Nome do Cartoleiro. Mas neste campo, você não precisa colocar seu nome completo, pode usar a abreviação do seu nome ou até um apelido.

 

Time do Coração

E por fim selecione o seu Time do Coração. Essa informação vai ser usada pelo cartola para te colocar na liga exclusiva do seu time.

configurações no cartola - clube cartola

 

Tipo de Conta

O cartola disponibiliza 2 tipos de contas:

  • Cartola Free
  • Cartola Pro

O mais importante é você saber que ao entrar no cartola com perfil FREE ou PRO, você terá as mesmas condições no que diz respeito ao jogo em si.

Ou seja, todos os cartoleiros começam a temporada com a mesma quantidade de cartoletas. E todos tem exatamente os mesmos critérios de pontuação.

Isso quer dizer que o cartoleiro PRO não ganha vantagens em cima do cartoleiro FREE na competição.

Saber disso é muito bom, já que você pode optar pela versão gratuita sem ter nenhuma desvantagem em relação aos seus adversários.

 

Diferenças entre cartola FREE e cartola PRO

A principal diferença com relação ao game é no que diz respeito às ligas. O cartoleiro PRO pode tanto criar quanto participar de ligas mata-mata. Já o cartoleiro FREE pode participar mas não pode criar ligas desse tipo.

O cartoleiro PRO tem direito a participar em até 6 ligas clássicas. Já o cartoleiro FREE pode participar de apenas 1 liga clássica.

Na versão PRO, estão liberados mais itens de personalização para a camisa e escudo do time do que para o cartoleiro FREE.

Em resumo, você não precisa investir dinheiro no cartola PRO para poder se divertir com o game, já que as vantagens são extra-jogo.

Mas, se mesmo assim você virar para mim e falar: “Quero ser cartoleiro PRO“, eu preparei este outro tutorial que te explica todas as vantagens e custos para ser um cartoleiro PRO!

No quadro abaixo você consegue ver um comparativo entre os dois tipos de conta:

comparativo cartoleiro pro - clube cartola

 

Lembrando que caso você escolha fazer o seu cadastro como cartoleiro FREE, a qualquer momento você poderá fazer um upgrade e se tornar um cartoleiro PRO, mesmo que a temporada já tenha começado.

 

Passo nº 3: Configurando o escudo e o

uniforme do seu time

Esta talvez seja uma das etapas mais legais nesse processo de montagem do time.

Neste ponto você tem a liberdade de deixar o seu time com sua cara, nas cores e traços que você mais gosta.

 

Criando o escudo do time

Em primeiro lugar, você vai escolher o modelo do escudo. Navegando através das setas, você poderá escolher entre um escudo redondo, triangular, oval, dentre outros.

Depois disso, logo abaixo você deverá personalizar o seu escudo com: padrõescoresadornos.

  • PADRÕES: é o tipo de desenho que terá dentro do seu escudo. Pode ser com uma ou mais listras horizontais, listras verticais, quadriculado, formato de cruz, e muito mais.
  • CORES: dependendo do padrão que você escolher, você deverá configurar na segunda aba uma, duas ou até três cores do seu escudo. Vá mudando as cores para ver o jeito que mais te agrada.
  • ADORNOS: por fim, você deverá configurar o adorno do seu escudo. Você pode deixar o escudo sem nenhum adorno ou pode querer colocar estrelas, faixas ou outros desenhos.

alterar escudo ao entrar no cartola - clube cartola

 

Criando o uniforme do time

Em segundo lugar, você vai montar o uniforme do seu time.

Navegando nas setas, você conseguirá ver os diferentes tipos de camisa que podem ser utilizadas.

Basicamente, a única coisa que muda no tipo de camisa são as golas. As opções mais estilizadas são reservadas para os cartoleiros PRO.

Após a escolha do tipo de camisa, você deverá escolher o padrão dela. Os padrões são ‘quase’ todos iguais aos padrões do escudo.

DICA: para deixar o seu conjunto mais bonito, recomendamos utilizar o mesmo padrão, tanto na camisa quanto no escudo.

Mas nada impede você de configurar do jeito que achar mais bonito. Afinal de contas, você resolveu entrar no cartola para se divertir!

Após a escolha do padrão, você deverá configurar as cores da sua camisa. Dependendo do tipo de padrão escolhido para a camisa, você deverá configurar uma, duas ou até três cores.

Vá fazendo alterações, brincando com a paleta de cores até chegar no ponto que você ache a sua camisa bonita.

alterar uniforme ao entrar no cartola - clube cartola

 

Escolhendo os seus patrocinadores

E finalmente, em terceiro lugar, você deverá escolher seus patrocinadores.

Você já vai entrar no cartola tendo patrocinadores na sua camisa. Não é opcional, o cartola te obriga a selecionar 2 marcas.

Primeiro, você deve escolher a marca que vai estampar o peito da sua camisa – esse será o seu “patrocinador master”.

Segundo, você deve escolher a marca que vai estampar as mangas da sua camisa.

A escolha do patrocinador não tem nenhuma interferência no jogo, é simplesmente uma ação de marketing promovida pela globo.com – dona do cartola fc.

No entanto, uma vez escolhidos os seus patrocinadores, você também será colocado automaticamente em ligas clássicas junto com outros cartoleiros que também são patrocinados pelas mesmas marcas.

alterar patrocinador ao entrar no cartola - clube cartola

 

Passo nº 4: Conhecendo a tela inicial

Pronto! Agora você já pode contar pra todo mundo que é um legítimo cartoleiro. Seu perfil foi criado e o seu time foi configurado para a temporada.

Ao entrar no cartola você verá que a tela inicial do site tem uma interface bem simples e fácil de usar. Basicamente ela tem as seguintes seções:

 

Barra superior

Nesta barra, você verá o escudo e o nome do seu time, bem como o seu nome de cartoleiro. Esta barra também mostra quanto tempo você ainda tem para poder escalar seu time para a próxima rodada.

 

Painel ‘seu time’

Esta seção é dividida em 2 partes.

Do lado esquerdo tem um quadro que mostra a camisa do seu time, a última pontuação (que você fez na rodada passada) e o mais importante, seu patrimônio, ou seja, a quantidade de dinheiro, ou “cartoletas”, que você tem para escalar seu time na próxima rodada.

Ainda neste quadro tem o botão de configuração entrar no cartola

Ao clicar neste botão, você terá a opção de fazer alterações no seu escudo ou na camisa do seu time.

Já do lado direito tem o quadro que vai te informar se você já escalou ou não o seu time para a próxima rodada.

Clicando no botão ESCALAR TIME (ou REVEJA SUA ESCALAÇÃO caso você já tenha escalado), você será direcionado para a tela onde poderá escolher os seus jogadores.

Todas as vezes que você entrar no cartola por meio do site, esta será a tela inicial que você verá!

painel ao entrar no cartola - clube cartola

Passo nº 5: Escalando seu time ao entrar no cartola

O próximo passo é simplesmente o mais importante: escalar o seu time para a próxima rodada!

Em primeiro lugar, você deve definir o esquema tático que irá utilizar. Mas não tem como você montar um esquema personalizado.

Em outras palavras, você obrigatoriamente deverá escolher um esquema dentre as seguintes opções:

  • 3-4-3 : 3 zagueiros, 4 meias e 3 atacantes
  • 3-5-2 : 3 zagueiros, 5 meias e 2 atacantes
  • 4-3-3 : 2 zagueiros, 2 laterais, 3 meias e 3 atacantes
  • 4-4-2 : 2 zagueiros, 2 laterais, 4 meias e 2 atacantes
  • 4-5-1 : 2 zagueiros, 2 laterais,  5 meias e 1 atacante
  • 5-3-2 : 3 zagueiros, 2 laterais, 3 meias e 2 atacantes
  • 5-4-1 : 3 zagueiros, 2 laterais, 4 meias e 1 atacante

 

OBSERVAÇÃO 1: Independente do esquema tático escolhido, em todas as rodadas você deve escalar também 1 goleiro e 1 técnico.

OBSERVAÇÃO 2: O cartola chama simplesmente de ‘meias’ todos os jogadores que atuam nesta faixa de campo. Ou seja, nesta opção você poderá escalar tanto meias de origem, quanto volantes.

Definido o esquema tático, agora é hora de escolher os jogadores. Mas, lembre-se que cada jogador tem um preço diferente e que você obrigatoriamente tem que escalar 11 jogadores + 1 técnico.

Sendo assim, você sempre deverá distribuir seu dinheiro (cartoletas) de forma a ter saldo suficiente para escalar o time inteiro.

Enquanto você não escolher todos os nomes, o cartola simplesmente não libera a opção de salvar o time. Portanto, selecione todos os jogadores!

Depois disso, desde 2018, foi implementado o sistema de capitão da rodada! O cartola também não deixa você salvar seu time sem escolher um capitão.

 

Pra que serve o capitão no cartola?

Para cada rodada, você deverá eleger quem será o capitão do seu time. Este pode ser qualquer jogador, menos o técnico.

A única função do capitão é dobrar a pontuação que ele fizer na rodada! No entanto, o capitão vai dobrar tanto uma pontuação positiva quanto uma negativa.

Ou seja, se o jogador que você escolher como capitão fizer 10 pontos na rodada, ele vai contabilizar 20 pontos para o seu time.

Entretanto, se o capitão fizer -6 pontos, ele vai contabilizar -12 pontos para o seu time ao final da rodada.

DICA: para escolher o seu capitão, basta clicar em cima do jogador desejado e selecionar o (C) para nomear ele como capitão. Você pode alterar o capitão posteriormente, se desejar.

Confira aqui as melhores estratégias para escolher o seu capitão!

escalação cartola - clube cartola

Resumindo, se você escolheu seu esquema tático, seus 11 jogadores, seu técnico e o seu capitão, agora é só clicar em SALVAR TIME e esperar a rodada começar!

Lembre-se que você pode alterar o seu time quantas vezes você quiser, enquanto o mercado estiver aberto.

Mas quando faltar 2 horas para o início do primeiro jogo da rodada, ai o mercado fecha e ninguém mais consegue fazer alterações em seus times. Portanto fique sempre ligado ao dia e horário de fechamento do mercado.

 

Conclusão

Em resumo, entrar no cartola e montar um time é uma tarefa relativamente simples! Qualquer pessoa com acesso à internet pode se tornar um cartoleiro.

Mesmo que você não queira gastar dinheiro com o game, ainda assim você poderá ser um cartoleiro optando pelo plano FREE.

Leia esse nosso outro artigo para saber como montar um time perfeito no Cartola?

E para finalizar, quero te apresentar o grande segredo para você mitar no cartola em 2019!

Mesmo quem entrar no cartola agora em 2019, poderá também se tornar um membro do Clube Cartola e ter acesso à dicas e seleções exclusivas, feitas para te ajudar a mitar no cartola fc 2019.

Clique aqui para saber mais sobre o Clube Cartola e ver como fazer sua inscrição. Além de dicas, são muitos prêmios envolvidos! Não deixe de conhecer.

E aí, o que você espera do Cartola FC em 2019?

Dicas Cartola FC 2019

 

Deixe uma Resposta