Vai ter Cartola FC em 2020?

Vai ter Cartola FC em 2020?

Todo cartoleiro está se perguntando neste momento: vai ter Cartola FC em 2020?

Quando vai começar o Brasileirão 2020? Infelizmente, a pandemia do coronavirus mexeu muito com a rotina do mundo inteiro.

Muitas famílias perderam pessoas queridas e muitas outras ainda vão perder. Antes de mais nada fica nosso lamento aos que perderam pessoas amadas.

Este cenário caótico, também mexeu com o futebol no mundo inteiro. Vários campeonatos foram paralisados ou dado como encerrados antes mesmo do final. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a liga francesa, que decretou o fim do campeonato e decretou o PSG como campeão.

Aqui no Brasil, os estaduais ainda não foram finalizados. E outros que deveriam ter iniciado, como Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Sulamericana, ainda não tem data previsto para iniciar.

Quando vai começar o Brasileirão 2020?

Como dito acima, o campeonato brasileiro, que estava previsto para iniciar no dia 03/05/2020, foi uma das competições adiadas e ainda não tem data certa para iniciar.

Ainda não existe nenhum planejamento neste sentido visto que ainda não dá pra saber por mais quanto tempo o coronavirus continuará tirando a vida de centenas de pessoas por dia.

Uma coisa é certa: a pandemia vai acabar, como todas as outras acabaram. E o campeonato brasileiro, bem como todas as outras competições, vão acontecer normalmente.

Estamos tão certo disso, que já estão abertas as inscrições para o Clube Cartoleiro 2020.

Entretanto, o formato pode ser diferente do que estamos acostumados, pelo menos nesta temporada.

Veja isso:

Alguns meses atrás, o pessoal do grupo terra falava sobre algumas alternativas para a realização do brasileirão 2020.

A matéria falou que, dependendo da data em que o Brasileirão for iniciar, talvez seja necessário fazer mudanças em seu formato para que seja possível realizar os jogos e decretar um campeão de 2020.

Este artigo está sendo escrito no começo de Junho, e ainda não temos uma previsão de quando o campeonato brasileiro poderá iniciar.

Sendo assim, fica óbvio que o formato atual, que estamos acostumados, com 38 rodadas e os times se enfrentando todos-contra-todos em jogos de ida-e-volta, dificilmente acontecerá nesta temporada.

Isto porque não temos mais tempo suficiente de realizar a competição assim, e ainda intercalar com as outras competições nacionais e internacionais que os clubes brasileiros estão envolvidos.

Sendo assim,

Como será o Brasileirão 2020?

Veja algumas das hipóteses que estão sendo levantadas para realizar o Brasileirão 2020:

  1. pontos corridos e jogos eliminatórios
  2. pontos corridos com apenas 1 turno
  3. apenas jogos eliminatórios
  4. apenas uma cidade sede
  5. Ajustar ao calendário europeu

Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas possibilidades. E no final da análise a gente responde se vai ter ou não Cartola FC nesta temporada.

Como será o Brasileirão 2020

1) Pontos corridos e jogos eliminatórios

Essa parecia uma opção aceitável no inicio da pandemia, mas como já estamos em Junho e ainda sem previsão de data de retorno, já não parece possível realizar o campeonato neste formato.

A ideia aqui seria realizar apenas 1 turno do brasileirão, em 19 rodadas, com todos os times se enfrentando em jogos de ida somente. Ao final deste turno único, os 8 melhores classificados se enfrentariam em quartas de finais, semi final e final.

Seriam necessárias pelo menos 22 datas disponíveis em calendário para realizar o brasileirão 2020 neste formato.

Essa é uma hipótese difícil de acontecer, já que temos poucas datas à frente e outras competições importantes também precisam acontecer.

2) Pontos corridos com apenas 1 turno

Nesta opção, seriam realizadas 19 rodadas, e ao final deste turno único, já seria decretado o campeão, vice, e etc…

Essa é uma opção que precisaria de somente 19 datas. Em média, os clubes jogam 6 rodadas por mês. Nesta opção, seriam necessário apenas 3 meses para conclusão do brasileirão 2020.

3) Apenas jogos eliminatórios

Como medida desesperada, essa seria a opção que precisaria de menos tempo para ser executada.

Mas essa é uma alternativa que enfrentaria uma resistência muito grande, visto que neste caso, o brasileirão 2020 ficaria praticamente idêntico ao formato da Copa do Brasil.

Por isso que podemos classificar como uma medida desesperada. Mas não deixa de ser uma alternativa.

4) Apenas uma cidade sede no brasileirão 2020

A CBF já até chegou a especular este tema, mas encontrou muita objeção por parte dos jogadores. A ideia aqui é que todos os jogos da competição aconteçam em apenas 1 cidade do país.

A vantagem de fazer isso é que o intervalo entre os jogos poderiam ser reduzidos, já que os times não precisariam fazer viagens para jogar. Mas não foi uma ideia muito bem recebida pelos clubes por pelo menos 2 razões:

  • jogadores e comissão técnica teriam que passar muito tempo longe de suas famílias;
  • a cidade escolhida, beneficiaria, mesmo que de forma indireta, os clubes que tem sede naquela cidade.

Caso o retorno do jogos seja autorizado somente com portões fechados, sem torcida, este segundo motivo de objeção (beneficiar os clubes que já são da cidade escolhida) deixaria de ser válido.

5) Ajustar ao calendário europeu

Na Europa, a temporada começa entre Julho e Agosto de um ano e finaliza entre Maio e Junho do ano seguinte. São mais meses de jogos, o que possibilita um intervalo maior entre cada partida.

Talvez esta seja a oportunidade perfeita para o Brasil adequar o seu calendário. Mas infelizmente, como todos nós sabemos, esse assunto sempre envolve muita politicagem, o que acaba travando melhorias que seriam bem-vindas.

Enfim…

Essas são algumas opções que estão sendo cogitadas para que a temporada 2020 aconteça normalmente.

Estamos todos ansiosos para o início do Brasileirão 2020 e consequentemente do Cartola FC.

Resumindo: vai ter Cartola FC e Brasileirão 2020?

SIM! Sem sombra de dúvidas. Mesmo que a próxima temporada comece só no final do ano, mesmo que comece só em 2021, mas vai ter campeonato brasileiro e vai ter Cartola FC.

Não importa quando vai começar, o importante é que vai acontecer.

A equipe do Cartola FC já está planejando a próxima temporada. Já fizeram um monte de ajustes no game, e vamos comentar sobre esses ajustes nos próximos posts.

Tudo isso prova que o futebol não vai parar, o brasileirão 2020 vai começar e vai ter Cartola FC.

Se você já quiser garantir a sua vaga no Clube Cartoleiro 2020 pagando um valor reduzido, CLIQUE AQUI.

dicas cartola

0 Comentários

Deixe uma Resposta