Banco de Reservas no Cartola FC 2021

Banco de Reservas no Cartola FC 2021

Está confirmado! Finalmente teremos banco de reservas no Cartola FC. Os administradores do game abriram ouviram os milhares de pedidos.

Afinal de contas, essa é a principal alteração desejada pelos cartoleiros nas últimas temporadas, entrará em vigor no Cartola FC 2021.

Você terá direito a escalar apenas 1 jogador por posição no seu banco de reservas. Ou seja, em geral você terá direito a 5 reservas no seu banco.

Mas se você optar por um esquema sem laterais, obviamente não poderá colocar laterais na reserva. Sendo assim, seu banco ficará com 4 jogadores apenas.

A escalação de jogadores no banco de reservas do cartola é opcional. Isso quer dizer que mesmo que você não escale reservas, poderá salvar seu time para a rodada.

Se o seu reserva entrar em campo antes do seu titular, mesmo que o titular entre no decorrer da partida, a troca já terá sido feita. Consequentemente, é a pontuação do reserva que vai contabilizar para você.

Mas, caso seu reserva também não entre em campo, e o titular entrar mesmo que nos segundos finais do jogo, contabilizará os pontos do titular.

Em resumo, veja como o próprio Cartola descreve o funcionamento do banco de reservas:

banco de reservas no cartola

Sendo assim, vamos entender o que significa cada um desses pontos e deixar você totalmente por dentro dessa novidade.

Posteriormente, vamos adiantar algumas estratégias que teremos que levar em consideração ao escalarmos nossos times daqui pra frente.

Banco de reservas no Cartola com trocas automáticas

Depois que a rodada começar, caso um jogador titular do seu time não entre em campo, automaticamente o reserva entrará no lugar dele.

Desde que o reserva entre em campo. Caso o reserva também não entre em campo, a troca ficará suspensa, até que um dos jogadores (titular ou reserva) participe da rodada.

No final de cada jogo, a equipe do Cartola FC faz a computação dos scouts.

Quando esse fechamento ocorrer, caso seja constatado que um titular seu não entrou em campo, ai será computada a troca de jogador e o devido ressarcimento das cartoletas.

Você vai entender mais esse ponto no decorrer da leitura do artigo.

Escalar o banco de reservas no Cartola é opcional

Sim! Você não será obrigado a deixar reservas no seu time. Ou pode deixar apenas para algumas posições e para outras não.

A pergunta é: porque alguém faria isso?

Simples! Como citamos acima, talvez você não queira correr o risco de ver um reserva mitando e saber que seu titular entrou nos segundos finais e não fez nada.

Para evitar esse sofrimento, talvez alguns optem por deixar o banco vazio.

No entanto, acreditamos que esta seja uma estratégia pouco inteligente quer será utilizado por poucas pessoas.

Outro motivo de alguém não escalar reserva para uma determinada posição, tem a ver com seu patrimônio, como explicaremos abaixo.

Como vai funcionar a questão das cartoletas?

O banco de reservas no cartola vai funcionar da seguinte forma:

Para cada posição, você poderá escolher um jogador que custe igual ou menos que o seu jogador mais barato da posição.

Por exemplo: imagine que você escalou 2 zagueiros, um custando C$ 10 e outro custando C$ 7 cartoletas. Neste caso, o valor máximo que pode custar o zagueiro que você vai colocar no banco de reservas, é C$ 7 cartoletas.

Ainda seguindo a linha do exemplo acima, suponhamos que você escale eu seu banco de reservas um zagueiro que custe C$ 5 cartoletas.

Caso ele entre em campo no lugar do seu zagueiro mais caro (que custa C$ 10) no final da rodada, o Cartola vai devolver a diferença, ou seja, C$ 5 ao seu patrimônio.

E caso ele entre no lugar do seu zagueiro mais barato, neste exemplo, devolveria C$ 2 cartoletas ao seu patrimônio.

Deu pra entender a dinâmica da coisa?

Achamos o banco de reservas no cartola foi bem planejado e deixou uma dinâmica interessante no game.

Pode acontecer de você ter que escalar um jogador bem baratinho em uma determinada posição, principalmente nas primeiras rodadas.

Nesse caso, pode ser que você não encontre outro bom jogador, com potencial de participar da rodada, custando menos ou igual o seu jogador mais barato da posição.

Essa seria uma outra hipótese para alguém abrir mão de escalar um reserva para determinadas posições.

Alertas sobre o banco de reservas no cartola

Caso mais de um jogador da mesma posição não entre em campo, você só conseguirá substituir um deles, já que é apenas 1 jogador por posição no banco de reservas.

Numa situação dessa, onde mais de um titular da mesma posição não jogue, seu reserva entrará no lugar de apenas um deles seguindo os seguintes critérios:

Horário da partida

O jogo que vier primeiro, é o que vai utilizar o seu reserva, caso um titular da posição fique de fora.

Se o jogador é o capitão

Caso 2 jogadores da mesma posição que são titulares do seu time não joguem, e o jogo desses jogadores seja no mesmo horário, o segundo critério que o Cartola vai adotar é se algum deles é o capitão.

Por exempo, imagine que você escalou o Marinho (como capitão) e o Thiago Galhardo no seu time titular, e deixou Diego Souza no banco de reservas.

Se o jogo do Santos e do Internacional for no mesmo horário, e por uma zica muito grande nem o Marinho e nem o Galhardo entrar em campo, neste caso, o Diego Souza entraria no lugar do Marinho (seu capitão).

E o Diego Souza seria o seu capitão da rodada! Só pra confirmar essa informação:

Caso seu capitão não jogue, a braçadeira passa para o reserva que entrar no lugar dele!

Jogador de maior valor

Se 2 jogadores da mesma posição não jogarem, o jogo for no mesmo horário, e nenhum deles é capitão, neste caso, o Cartola vai colocar o seu reserva no lugar do jogador de maior valor.

Exemplo: Marinho (C$ 23) e Gabriel (C$ 22) estão escalados no seu time titular e nenhum deles entra em campo.

Se o jogo deles for no mesmo horário e nenhum deles tiver com a braçadeira de capitão, seu reserva da posição entraria no lugar do Marinho, o jogador mais caro.

Ordem alfabética

E num quarto cenário, totalmente hipotético, mas possível de acontecer, se:

  • 2 jogadores da mesma posição não entram na rodada
  • o horário dos jogos deles é o mesmo
  • nenhum deles é o capitão
  • e os dois custam o mesmo valor em cartoletas

Se essa combinação absurda de fatores acontecer, neste caso, o seu jogador reserva entraria no lugar do jogador que tem o nome que vem primeiro na ordem alfabética.

No exemplo que demos no subtítulo anterior, seu reserva entraria no lugar do Gabriel (que começa com G) e não no lugar do Marinho (que começa com M).

Em conclusão: você curtiu o banco de reserva no Cartola?

As novidades são muito boas! O banco de reservas no cartola já tava em atraso a muitas temporadas. Finalmente atenderam.

Além dessa mudança importante, tivemos muitas outras novidades que você pode conferir clicando aqui.

Toda mudança gera a necessidade de rever as estratégias.

Nesta temporada, mais do que nunca, precisamos estudar a rodada e traçar estratégias certeiras para conseguir manter uma média alta de pontos no Cartola.

Se você não gosta, ou não tem tempo, de estudar os mais de 600 jogadores por rodada, dos 20 times disponíveis, podemos te ajudar.

Clube Cartoleiro pode ser a comissão técnica que você precisa para te ajudar a mitar no Cartola FC em 2020.

Clique aqui e veja o que podemos fazer por você! Tamu junto mitos e mitas.

3 Comentários


Deixe uma Resposta